Atenta aos efeitos e impactos provocados pelas fortes chuvas na região, a Associação dos Municípios da Bacia do Médio São Francisco (AMMESF), nesta segunda-feira (10/01), acionou a Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG) para apurar o diagnóstico sobre o volume de chuvas na região, a capacidade da Usina de Três Marias e as medidas preventivas para a população ribeirinha, que vive às margens do Rio São Francisco.

Dezenas de cidades associadas à AMMESF são banhadas pelo rio e, nos últimos dias, com as tragédias no estado de Minas Gerais, a apreensão e a incerteza, em relação aos riscos oferecidos com a alta do São Francisco, têm causado preocupação em toda a região. O presidente da AMMESF, Pedro Braga (prefeito de Buritizeiro) entende que as cidades e seus gestores precisam trabalhar, preventivamente, contando com a Defesa Civil como principal mecanismo, no planejamento e execução das ações.

“Diariamente estamos monitorando a Usina de Três Marias, que ainda está abaixo dos 70% da sua capacidade. Mas isso não pode significar que os cuidados necessários sejam ignorados. Temos cidades com atividades intensas na beira do rio, como as balsas e embarcações que são o principal meio de transporte destas localidades”. Alertou o presidente da entidade.

Em nota enviada à AMMESF, a CEMIG explicou que a capacidade máxima da Usina não foi atingida devido à forte seca que atingiu o Brasil, no último período chuvoso, e por causa disso o reservatório está em fase de recuperação. O gerenciamento da capacidade de Três Marias é uma responsabilidade conjunta da CEMIG, da Agência Nacional de Águas (ANA) e do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), e conta com a contribuição de todos os agentes representantes dos estados e usuários da bacia hidrográfica.

Contando com a parceria da AMMESF, a CEMIG está disponibilizando para a população o aplicativo Prox, o qual permite acompanhar, em tempo real, a variação dos níveis e vazões dos rios e reservatórios da região.  Criada com o objetivo de disponibilizar mais um canal de informações para as populações influenciadas pela operação dos seus reservatórios, a ferramenta permite uma comunicação mais efetiva com a comunidade, bastando apenas o download gratuito do aplicativo (loja Play Store e Apple Store).

 

Fonte: CEMIG.