Comprometida também com as principais causas ambientais da região, a Associação dos Municípios da Bacia do Médio São Francisco (AMMESF), mais uma vez, é uma das maiores incentivadoras e parceiras da Campanha “Eu Viro Carranca para Defender o Velho Chico”, que neste ano, além da mobilização virtual, voltará a ter ações presenciais, em cidades às margens do Rio São Francisco.

A campanha, proposta pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), visa mobilizar a população do território – seja o meio político estadual e municipal, as companhias de saneamento, o setor produtivo em geral e a sociedade civil – em torno da necessidade urgente de revitalização do rio.

Contudo, a ideia é que em 2022 a campanha “Eu Viro Carranca para Defender o Velho Chico” lance um olhar sobre os múltiplos territórios que integram a Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco. Uma Bacia Hidrográfica não se faz de um único rio. São nascentes, afluentes, tributários, riachos, córregos e ribeirões que se interligam nessa verdadeira teia da vida. Territórios que se unem pela lógica das águas.

Programação especial em torno do Velho Chico

Com o mote “O Velho Chico são muitos”, a campanha já ganhou força nas redes sociais e terá o seu ponto alto no dia 03 de junho, quando é celebrado o Dia Nacional em Defesa do Rio São Francisco. A AMMESF, em parceria com as Prefeituras de Pirapora e Buritizeiro, se mobilizou para promover uma programação especial, para fortalecer a campanha.

Envolvendo entidades e órgãos públicos, a AMMESF tem buscado consolidar a conscientização sobre as obrigações em torno da recuperação do Rio São Francisco, com o debate e proposições de políticas públicas em favor também da comunidade ribeirinha que depende deste manancial.

Participe das atividades da campanha “Eu viro carranca para defender o Velho Chico”.

Veja a programação:

03/06 – Buritizeiro – Praça da Mangueira

09:00 – 09:30 Abertura

09:00 – 11:00 Recepção das escolas: atividades de Educação Ambiental

 

03/06 – Pirapora – Praça dos Cariris

15:00 – 18:30 Recepção das escolas: atividades de Educação Ambiental

17:00 – 22:00 Feira Cultural de Pirapora em Defesa do Velho Chico

 

04/06 – Travessia Buritizeiro/Pirapora

13:30 – 17:00 Benção Sanfranciscana

Barqueata (saída Terezinha de Babau em Buritizeiro para Pirapora)

Procissão do local da chegada em Pirapora até a Igreja da Matriz/São Sebastião

 

04/06 – Buritizeiro – Praça da Mangueira

19:00 – 22:00 Feira Cultural de Buritizeiro em Defesa do Velho Chico

 

Reuniões de planejamento entre os municípios envolvidos.

Entidades e órgãos como a Marinha foram convidadas pela AMMESF.