Na última sexta-feira (29/10), o Turismo regional deu um importante passo, para o seu resgate e fortalecimento, com a realização da 1ª Edição do Press Trip, promovida pela Associação dos Municípios da Bacia do Médio São Francisco (AMMESF) em parceria com o Circuito Turístico Guimarães Rosa.

O evento, realizado na pousada Sertão Veredas em Buritizeiro, contou com a participação do secretário de Cultura e Turismo do Estado (Secult), Leônidas Oliveira e com a presença do subsecretário Bernardo Brandão. O presidente da AMMESF e prefeito de Buritizeiro, Pedro Braga também recepcionou o prefeito de Pirapora, Alex César, o vice-presidente da Instância de Governança Regional Guimarães Rosa, Rômulo de Melo e Marco André Malaquias, gestor do Circuito Guimarães Rosa. Demais prefeitos, secretários, vereadores e gestores das cidades da região e representantes de outras instâncias de governança estiveram na plateia.

Políticas públicas para o turismo, disponibilizadas pelo Ministério do Turismo e pela Secult, foram apresentadas e discutidas, assim como as dezenas de participantes puderam conhecer os potenciais turísticos de Buritizeiro e Pirapora. O evento foi finalizado com a visita técnica ao Parque aquático Pirapark, onde os artistas buritizeirenses fizeram apresentações culturais.

Anfitrião do evento, o presidente da AMMESF e prefeito de Buritizeiro, Pedro Braga, destacou para todos sobre o ideal do evento. “Precisamos mobilizar os prefeitos, secretários e diretores de turismo, sobre a importância do fomento deste segmento para o desenvolvimento regional. As nossas cidades têm riquezas naturais, culturais e patrimoniais, mas ainda não estão devidamente preparadas para atender toda a demanda do turismo e explorar de forma sustentável esta fonte tão rica que temos. Promovemos essa pioneira vinda da Secretaria Estadual de Cultura e Turismo, para demonstrarmos todo o nosso potencial e a necessidade de uma atenção especial para todas as questões que precisamos de soluções e melhorias”.

Gestor do Circuito Guimarães Rosa há 12 anos, Marco André Malaquias elogiou o evento e descreveu a grande alegria em ver tamanha mobilização pelo Turismo regional, que para ele é algo raro. “Foi um grande sucesso. As temáticas que foram abordadas agradaram aos prefeitos, gestores, secretários e todos que participaram. Esta foi uma das grandes oportunidades de reforçarmos o quanto este segmento econômico precisa ser priorizado, por todo o desenvolvimento que pode gerar para a região. A AMMESF está de parabéns pelo empenho nessa causa. É disso que precisamos”. Salientou Marco André.