Em sua interface direta com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese-MG), a Associação dos Municípios da Bacia do Médio São Francisco (AMMESF) confirmou uma ótima oportunidade para os conselheiros, profissionais da Secretaria Executiva dos Conselhos Municipais e gestores: o curso gratuito e a distância sobre Controle Social no Sistema Único de Assistência Social (Suas).

Com as inscrições abertas até 10 de abril, o curso será desenvolvido por meio da Subsecretaria de Assistência Social (Subas) e terá a carga horária de 40 horas com direito ao certificado. Os trabalhadores de nível superior ou médio, da rede governamental e não-governamental do Suas, que atuam em Minas Gerais, também podem se inscrever (clicando aqui).

Conforme a Sedese, no conteúdo a ser trabalhado, “serão abordados temas sobre a organização e o papel do controle social no Suas; atribuições dos Conselhos e conselheiros de Assistência Social (responsabilidades dos agentes públicos nas dimensões técnica/política e ética); o papel do Conselho na execução orçamentária e financeira, dentre outros assuntos importantes para compreensão e exercício do controle social no Suas”. A capacitação será ofertada em parceria com a Faculdade Polis Civitas, instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) e vai oferecer material de apoio (livros digitais, slides, artigos e indicação de leituras), fóruns de discussão, com fomento a troca de ideias entre docentes e alunos, bem como tutoriais abertos ao longo do curso.

O presidente da AMMESF e prefeito de Buritizeiro, Pedro Braga, ressaltou a necessidade da participação dos gestores e dos respectivos profissionais envolvidos com o tema. “Tendo em vista o calendário anual das Prefeituras que ainda vão realizar as conferências, este curso é uma grande oportunidade para a busca de mais conhecimento e poderá ser uma espécie de reciclagem para aqueles que já atuam nas secretarias de desenvolvimento social ou nos conselhos que têm vínculo com o Sistema Único de Assistência Social (SUAS)”.