A Associação dos Municípios da Bacia do Médio São Francisco (AMMESF) apurou junto ao Governo de Minas que, na última publicação do Diário Oficial, referente à lista de municípios em situação de emergência por causa da seca, 10 cidades filiadas na entidade foram diagnosticadas com efeitos e impactos, causados pela longa estiagem.

De acordo com o prognóstico do Estado, os municípios de Pirapora, Buritizeiro, Francisco Dumont, Luislândia, Ibiaí, Botumirim, Lagoa dos Patos, Ponto Chique, Santa Fé de Minas e São Francisco, foram enquadrados em situação de emergência por causa do índice pluviométrico zerado. O levantamento e os indicadores são baseados no período entre os meses de maio a outubro de 2022, que não registrou chuvas na região.

“É importante esclarecer que as chuvas dos últimos dias ainda não são suficientes para abastecer as lagoas, rios, córregos e lençóis freáticos. Essa longa estiagem provocou muitos prejuízos aos agricultores e pecuaristas que perderam safras e rebanhos, pela falta da água potável”. Explica o coordenador da Defesa Civil de Buritizeiro, Rodrigo Cardoso.

O presidente da AMMESF, Pedro Braga, ressalva que esse decreto atendeu aos municípios que apresentaram o Plano Municipal de Acidentes e Desastres (PMAD). “A AMMESF vai requisitar o fornecimento de caminhão pipa para as vítimas da seca na região, já neste mês de novembro. Outra medida que vamos solicitar é a distribuição de cestas básicas para as comunidades mais impactadas”. Revelou Pedro Braga.

A AMMESF também pleiteará a inclusão destas localidades no Programa Água Doce (PAD), que leva água apta ao consumo humano para comunidades do semiárido mineiro.