Com ações concretas e com sua representatividade junto às esferas governamentais, a Associação dos Municípios da Bacia do Médio São Francisco (AMMESF) tem se engajado pelas causas municipalistas. Com esta premissa, a entidade acompanha de perto os desdobramentos da repactuação do acordo do Rio Doce, em virtude do rompimento da barragem de Fundão, da empresa Samarco, em Mariana, em 2015. Simultaneamente, a AMMESF tem se aliado para fortalecer a busca por conquistas para a região.

Partindo disso, a AMMESF foi um dos agentes protagonistas nas manifestações realizadas pela Associação de Câmaras e Vereadores da Área Mineira da Sudene (AVAMS) em Pirapora e Buritizeiro, nesta quarta-feira (23/02). Percorrendo as ruas das cidades e contando com a participação de vereadores, servidores municipais e representantes de classe, a iniciativa teve o reforço da AMMESF, através do assessor político e relações institucionais, Cláudio do Semas (que também representou o presidente Pedro Braga) e do secretário executivo, Adelson Toledo.

Intitulado como Movimento Vale Lutar por nossas Estradas, o ato buscou levar para a população a necessidade de mobilização, de todos os cidadãos e segmentos, para convencer o Governo de Minas Gerais a incluir a revitalização das estradas da região, no novo acordo de indenização para o estado, que poderá ser firmado com a empresa Samarco.

De acordo com o presidente da AVAMS, Hebert Levi, assinaturas têm sido recolhidas nos municípios do norte de Minas, para somar o número máximo do apoio popular e, junto com um dossiê das péssimas condições das estradas que ligam as cidades, serão entregues ao governador Romeu Zema. Dentre as reinvindicações estão o recapeamento da MG-496, que liga Pirapora à Corinto, o asfaltamento dos trechos entre Ponto Chique, São Romão e Santa Fé de Minas e a pavimentação completa entre Buritizeiro e Cachoeira do Manteiga e da Buritizeiro e Brasilândia.

“Essa é uma luta que iniciamos desde 2021, quando ao assumir a presidência da AMMESF, procurei ouvir todos os prefeitos, para definirmos as prioridades da nossa região. A situação deplorável dessas rodovias e a falta de pavimentação em muitos trechos entre as cidades têm colocado muitas vidas em risco e prejudicado muito o desenvolvimento regional. Assim como foi no Acordo com a Vale, vamos buscar mais essa conquista para as nossas cidades. Alianças estão sendo articuladas, com deputados parceiros e entidades como AVAMS, que desenvolve um grande trabalho como essa mobilização”. Destacou o presidente da AMMESF, Pedro Braga.

Fotos: Ivan Rodrigues.