Com os últimos períodos de chuvas, os municípios já estão em alerta com o controle das Arboviroses, causadas pelo mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. Essas doenças impactam diretamente na Saúde Pública, que precisa adotar estratégias que visam evitar a proliferação do mosquito e qualificar suas as redes de atendimento.

Sabendo disso, a Associação dos Municípios da Bacia do Médio São Francisco (AMMESF) informa aos gestores municipais, que foi disponibilizado um importante aporte financeiro para as cidades, no enfrentamento das arboviroses, antes e durante seu período sazonal, assim como em momentos de epidemia. Conforme a Resolução SES-MG 7.733/2021, do Governo de Minas, 40 milhões de reais foram repassados aos Fundos Municipais de Saúde visando o período sazonal deste ano.

“Estes incentivos financeiros se tornaram fundamentais para que os municípios possam desenvolver suas estratégias, conforme o plano de trabalho elaborado por suas equipes de saúde. Ainda estamos enfrentando a pandemia e o combate do mosquito transmissor da Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela, é a melhor opção. Cabe aos gestores municipais monitorar o repasse desse incentivo, para a execução das ações de assistência à saúde, vigilância, prevenção e controle das arboviroses urbanas”. Recomenda o presidente da AMMESF, Pedro Braga.

Para saber os valores destinados ao seu município, acesse a resolução em sua íntegra: https://saude.mg.gov.br/images/documentos/RESOLU%C3%87%C3%83O%20SES%207733%20-%20CIB.pdf