Representando e defendendo os interesses dos municípios da região, a Associação dos Municípios da Bacia do Médio São Francisco (AMMESF) esteve presente na XXIII Marcha dos prefeitos a Brasília, na última semana, através do seu presidente, Pedro Braga.

O evento que reuniu prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e secretários, debateu as políticas públicas que impactam diretamente na vida da população. Também foi a oportunidade para os gestores municipais apresentarem as pautas prioritárias aos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Além disso, o evento também contou com a presença do Presidente da República, Jair Bolsonaro.

Neste ano, o tema da marcha foi “Município: o caminho para um Brasil melhor”. Nessa perspectiva, o presidente Pedro Braga destacou o fortalecimento da representatividade das pautas municipalistas. “Levamos assuntos fundamentais para a gestão pública municipal, como o incentivo para o desenvolvimento socioeconômico, recursos para a educação, saúde, tecnologia e a geração de mais oportunidades para as cidades. Sobretudo, tivemos uma conquista histórica, com a aprovação da Lei das Associações, pela Câmara dos deputados, que regulamenta o funcionamento das associações municipais”. Adiantou Pedro Braga.

Aprovado na Câmara Federal, no dia 27/04, o PL 4.576/2021 agora vai para a sanção presidencial. De acordo com a PL, os Municípios poderão se associar para objetivos de caráter político-representativo, técnico, científico, educacional, cultural e social. Para Pedro Braga, a outorga dessa lei vai fortalecer, ainda mais, a AMMESF. “As associações desempenham um papel fundamental, na tratativa das demandas municipais com as esferas estadual e federal. Sabemos da dificuldade para um prefeito ir a Brasília para conquistar o que precisa em seu município. É preciso uma mobilização especial para ter representatividade na busca de novas conquistas”.