Potencializar as diversas culturas desenvolvidas na região, com capacitação para os produtores rurais e a busca de investimentos. Com essa diretriz, a Associação dos Municípios do Médio São Francisco (Ammesf) tem realizado ações para promover o desenvolvimento socioeconômico dos seus municípios afiliados. Para isso, a Ammesf tem articulado importantes parcerias, através da sua representatividade.

Na manhã desta segunda-feira (24/05), foi realizada uma reunião virtual, entre a Ammesf, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco (Codevasf) e apicultores da região, para o fortalecimento da exploração comercial do mel de abelha, pólen, geleia real e própolis nas cidades interessadas.

O analista da Codevasf, Alex Demier, debateu com o secretário executivo da Ammesf, Adelson Toledo, Cláudio Abreu Barbosa e os produtores da Associação dos Apicultores de Cachoeira do Teobaldo (Apicate), sobre os métodos e mecanismos a serem adotados para a organização necessária deste segmento, conquistando assim espaço no mercado nacional e internacional, gerando ainda mais oportunidades e renda.

“A proposta da Ammesf é viável tendo em vista os resultados que a Apicultura vem obtendo na região. Ainda há muito espaço para o crescimento desta cultura. Isso exige o comprometimento dos apicultores e a organização do negócio, para buscar investimentos no fomento e assistência técnica e capacitação”. Explicou Alex Demier que ainda salientou, para os participantes da reunião, sobre a necessidade das parcerias com o Senar e a Emater, os quais podem ofertar o suporte técnico ideal para os produtores.

Para Cláudio Abreu Barbosa, a reunião foi um primeiro passo importante, para um novo tempo da apicultura na região. “Vamos fazer os levantamentos e estudos para identificarmos quais os municípios, quantidade de produtores, demandas e as principais necessidades. Com estes indicadores vamos elaborar um projeto bem estruturado para buscarmos os recursos, insumos, treinamentos e equipamentos para consolidarmos a apicultura em nossa região”, projetou um dos idealizadores da iniciativa, que revelou ainda que uma nova reunião será marcada nos próximos dias, quando será pautada a definição de outras parcerias e o planejamento de mais ações.