A Associação dos Municípios da Bacia do Médio São Francisco (AMMESF) recomenda para os gestores municipais a inscrição e participação no Seminário Técnico, que será realizado na próxima terça-feira, 14 de junho, com o tema “Inovações na Gestão de Resíduos Sólidos Municipal”. Em formato on-line, a conferência é promovida pela Confederação Nacional de Municípios (CNM). As inscrições, que são limitadas, podem ser feitas no site oficial da entidade ou diretamente pelo link: https://seminariostecnicos.cnm.org.br/evento/inovacoes-na-gestao-de-residuos-solidos-municipal/programacao

Segundo a CNM, na oportunidade, o participante vai ficar por dentro das principais alterações recentes, alertas e orientações sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos, com foco na gestão de resíduos sólidos municipal. Além disso, serão tratados os desafios que consistem em cumprir com novos prazos e obrigações do Novo Marco Legal do Saneamento Básico. Outro assunto abordado será a regionalização, que é condição para Municípios receberem apoio técnico e financeiro da União, incluindo emendas parlamentares.

Após a exposição dos palestrantes, tanto pela manhã quanto à tarde, será aberto espaço para que os participantes tirem suas dúvidas. Ao fazer a inscrição, o participante receberá por e-mail a confirmação e as instruções para participar do evento on-line. Ao final, a CNM disponibiliza certificado de participação que poderá ser consultado no portal aos participantes que cumprirem, no mínimo, 60% da carga horária.

Confira a programação do dia 14 de junho:

09h às 11h30 – NOVOS PRAZOS E OBRIGAÇÕES DA GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS

TEMA 1 – Novos prazos e obrigações da gestão de resíduos sólidos

TEMA 2 – Cobrança pelo manejo de RSU

TEMA 3 – Encerramento dos Lixões: por onde começar?

14h às 16h30 – INOVAÇÕES NA GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS

TEMA 1 – Articulação da logística reversa: como cumprir com a lei sem gerar ônus?

TEMA 2 – Boas práticas de coleta seletiva

EMA 3 – Geração de energia por meio de resíduos sólidos: uma visão municipalista

TEMA 4 – Boas práticas de compostagem