Nas últimas semanas, a Associação dos Municípios da Bacia do Médio São Francisco (AMMESF) foi uma das grandes protagonistas, na realização de atividades e ações em prol da preservação ambiental e a valorização do Rio São Francisco e sua necessidade de revitalização.

Parceira do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), na Campanha “Eu Viro Carranca para Defender o Velho Chico”, a AMMESF esteve na idealização e coordenação da programação das atividades desenvolvidas em Buritizeiro e Pirapora, nos dias 03 e 04 de junho.

Para o coordenador da Câmara Consultiva (CCR) do Alto São Francisco, Altino Rodrigues, a AMMESF teve uma participação fundamental para o sucesso de alcance da campanha, proposta pela CBHSF. O coordenador ressaltou que o objetivo foi alcançado, com a participação das escolas, sociedade civil, poder público e imprensa, o que reforçou a importância não só de preservar o rio São Francisco, como também de revitalizá-lo, além de mostrar o papel do CBHSF neste contexto.

“Para que tudo isso fosse possível foi imprescindível a articulação da AMMESF, junto aos outros importantes parceiros, como as Prefeituras de Buritizeiro e Pirapora. Fica assim reforçado o compromisso da AMMESF, enquanto membro do CBHSF, com a gestão de recursos hídricos. É deste nível de comprometimento que o comitê precisa para alavancar suas ações a nível regional e em nível de bacia. Nossas congratulações e nossa gratidão”. Reconheceu o representante da CBHSF.

Expedição Amigos das Águas

A AMMESF também está engajada em outra causa pelo Meio Ambiente, como apoiadora da Expedição Amigos das Águas que vai percorrer 600 quilômetros, nas águas do Rio São Francisco, para distribuir 75 mil grãos de árvores frutíferas e outras 25 mil sementes de plantas de flores. A ação iniciada no último dia 11 de junho, com 13 pessoas a bordo, em barcos de motor e remo, tem como destino final a cidade de Bom Jesus da Lapa, na Bahia. Liderada pelo ambientalista Roberto MacDonald, a Expedição tem como objetivo promover a consciência de preservação e o incentivo do cultivo de plantas nas comunidades ribeirinhas.