Os médicos brasileiros ocuparam 100% das vagas ofertadas em segunda chamada no atual edital de reposição do Mais Médicos. Foram 330 vagas remanescentes da primeira chamada, localizadas em 260 municípios. Os candidatos têm até esta sexta-feira (11) para se apresentar às prefeituras, para que os gestores confirmem sua participação no Programa. A previsão é que os médicos iniciem as atividades a partir do dia 14 de março.

Acesse o resultado da segunda chamada

“Novamente, tivemos ótima adesão dos médicos brasileiros. O interesse no Programa é cada vez maior”, declara o secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Hêider Pinto. “A segunda chamada é necessária, pois os médicos acabam concentrando suas escolhas, incialmente, em determinados municípios considerados mais atrativos, mas nós temos que garantir atenção à saúde a toda a população, em todos os municípios que têm necessidade”, explica.

Confira o cronograma dos médicos

Os participantes que validarem a inscrição, mas não se apresentarem dentro do prazo, ficarão impedidos de se inscrever no Mais Médicos por seis meses. Ao todo, 8.965 profissionais brasileiros não alocados anteriormente puderam disputar as oportunidades. Para concorrer às vagas, cada profissional pode selecionar quatro cidades em ordem de preferência e disputava somente com aqueles que optaram pelas mesmas cidades.

REPOSIÇÃO – O Ministério da Saúde garante a reposição constante de todas as desistências, por meio de editais trimestrais para preenchimento dessas

vagas. No atual edital foram abertas 1.173 vagas em 649 municípios. Os médicos selecionados na primeira chamada iniciaram as atividades nas cidades no dia 1º de março. Além da seleção de médicos para ocupar 1.173 vagas ociosas, houve também neste edital a manifestação de interesse em permanecer no Programa por parte de médicos que encerram, este mês, o período de atuação de um ano que dá direito à bonificação nas provas de residência médica. Dos 2.246 profissionais aptos a utilizar o bônus, 1.266 (56%) optaram por permanecer na mesma vaga por até mais três anos.

SOBRE O PROGRAMA – Criado em 2013, o Programa Mais Médicos ampliou a assistência na Atenção Básica levando médicos às regiões com carência de profissionais. Atualmente, o programa conta com 18.240 vagas autorizadas em 4.058 municípios e 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI), levando assistência para cerca de 63 milhões de pessoas.

Além do provimento emergencial de médicos, a iniciativa prevê ações voltadas à infraestrutura e à reestruturação da formação médica no país. No eixo de infraestrutura, o Governo Federal está investindo na expansão da rede de saúde. São mais de R$ 5 bilhões para o financiamento de construções, ampliações e reformas de 26 mil unidades básicas de saúde.

Já as medidas relativas à expansão e à reestruturação da formação médica no país, que compõem o terceiro eixo do programa, preveem a criação, até 2017, de 11,5 mil novas vagas de graduação em medicina e 12,4 mil vagas de residência médica para formação de especialistas com o foco na valorização da Atenção Básica e outras áreas prioritárias para o SUS. Destas, já foram autorizadas 5.849 vagas de graduação e 7.782 vagas de residência.

(Fonte: Ministério da Saúde)