Parceira do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, a Associação dos Municípios da Bacia do Médio São Francisco (AMMESF) tem buscado soluções e ações preventivas, em relação aos impactos gerados com o aumento da intensidade das chuvas na região.

Em interface direta com a Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG), a capacidade da Usina de Três Marias tem sido monitorada, diariamente. Além das populações ribeirinhas, que residem em ilhas ou que desenvolvem atividades no rio, a AMMESF também tem direcionado um cuidado especial com as embarcações, como as balsas utilizadas para o transporte de veículos e pessoas e o vapor Benjamim Guimarães, que está em manutenção, na orla de Pirapora.

Na tarde desta terça-feira (11), a CEMIG informou a AMMESF, por meio de nota oficial que, a ação de abertura das comportas da UHE Três Marias, prevista para ser iniciada nesta quarta-feira, foi adiada. De acordo com a companhia, “Diante da atualização dos cenários de cheias percebidos nos municípios ribeirinhos do rio São Francisco, o adiamento permitirá reduzir os impactos de inundação no trecho do Rio São Francisco até a cidade de Pirapora, reduzindo os efeitos de subida do nível que poderiam ser provocados pelo aumento de liberação do reservatório”.

A CEMIG reforçou ainda que essa decisão, considerando dados atualizados, tem como prioridade a segurança da população da região. As ilhas fluviais do Rio São Francisco já foram evacuadas, pois são impactadas para vazões em patamares menores que os atuais. Na nota ainda é ressaltado que “A decisão também leva em conta a proteção da obra de restauração do Vapor Benjamim Guimarães, levando em consideração novas informações fornecidas pela Prefeitura de Pirapora”.

Segundo a CEMIG, as datas de abertura e as vazões que serão liberadas serão informadas nos próximos dias, conforme evolução das condições hidrometeorológicas do Rio São Francisco.