Em reunião realizada na manhã desta segunda-feira (07/06) em seu auditório, a Associação dos Municípios do Médio São Francisco (Ammesf) apresentou a proposta de implantação do Serviço de Inspeção Municipal Consorciado (Simc), para desenvolver a agroindústria de pequeno e médio porte dos seus municípios afiliados.

Participaram do encontro os representantes das cidades de Buritizeiro, Ibiaí, Ponto Chique, Lagoa dos Patos, Pirapora, Ubaí e da Associação dos Apicultores de Cachoeira do Teobaldo (Apicate). De acordo com o presidente da Ammesf, Pedro Braga, o objetivo é promover o desenvolvimento econômico regional sustentável na forma de gestão associada aos municípios, para o desenvolvimento de políticas públicas comuns aos associados.

Dentre as propostas de trabalho do Simc, está o apoio e suporte aos produtores e comerciantes dos municípios consorciados, a melhorarem a produção, o transporte e a venda de seus produtos, com benefícios como a formalização de agroindústrias, agregação de valor ao produto local e em escala regional, acesso a mercados, geração de trabalho e renda, segurança alimentar e saúde.

O presidente da Ammesf destacou que a agroindústria da região precisa ser fomentada, com ações concretas. “Esse trabalho será vinculado com as secretarias de agricultura de cada município e com as entidades relacionadas, como a Emater, Idene, Codevasf e o Ima. Será regulamentado por leis, decretos, portarias, resoluções e instruções normativas que vão respaldar o nosso planejamento. Desta forma vamos formalizar os processos da agroindústria e seus inúmeros segmentos, o que vai gerar grandes benefícios, como a geração de empregos e renda e mais visibilidade para a nossa região, para atrair mais investimentos públicos e privados”. Salientou Pedro Braga.