Histórico

A Associação dos Municípios da Bacia do Médio São Francisco Ammesf foi fundada em 30 de setembro de 1997, por um grupo de oito prefeitos, que se uniram para atuarem conjuntamente, na defesa pelo desenvolvimento e demandas comuns da microrregião da bacia do Médio São Francisco.

Fundadores da AMMESF

Lêonidas Gregório de Almeida – Pirapora
Antônio Fonseca da Mota – Ibiaí
Warmillon Fonseca Braga – Lagoa dos Patos
Albertino Viana da Silva – Lassance
Dênio Marcos Simões – São Romão
Marlon de Abreu Braga – Santa Fé de Minas
Edmundo Gonçalves Cordeiro – Buritizeiro
Arnaldo Marques de Souza – Várzea da Palma

Ao longo do tempo, a Associação sempre manteve os ideais, que motivaram a sua fundação, se consolidando como uma instituição reconhecidamente como representante dos interesses municipalistas da região.

Dentro do Programa de Revitalização e Fortalecimento das Associações Microrregionais, criado no governo Aécio Neves, foi viabilizado recursos para a construção da sede própria da Ammesf, concluída em 2011, no município de Pirapora, sob a presidência de Hércules Vandy Durães da Fonseca (prefeito de Lagoa dos Patos) sendo inaugurada no dia 24 de fevereiro, pelo governador Antônio Augusto Anastasia. O prédio tem 308 m² de área construída. É composto por um auditório com capacidade para 40 pessoas, 10 salas amplas, sendo: de reunião para 20 pessoas, dos prefeitos e do presidente, recepção, secretaria, secretaria executiva, copa, departamentos de ação social, jurídico, apoio e engenharia, com equipamentos de última geração. Conta também banheiros, almoxarifado, galpão e estacionamento interno para máquinas e estacionamento externo.

A área total do terreno é de 800 m² e foi doado pela prefeitura de Pirapora. Ainda dentro do programa de Revitalização e Fortalecimento das Associações Microrregionais a Ammesf foi contemplada pelo governo do Estado, em 2013 com máquinas e equipamentos, para dá suporte aos municípios associados, os equipamentos são: Retroescavadeira, Caminhão Pipa e Rolo Compactador. Desde fevereiro de 2011, a Associação além da sede em Pirapora, conta com um escritório em Montes Claros, localizado na rua João Souto, 753, salas: 102, 103 e 105.