Com representantes de pelo menos dez Municípios, oficina sobre Conselho Municipal de Políticas Sobre Drogas, em Picuí (PB), registrou avanços consideráveis. Promovida no dia 5 de julho, a agenda propôs orientar os mais de 80 participantes sobre como criar o conselho. A importância de o grupo de trabalho ser instituído por meio de lei municipal, com definição clara de regimento interno e a criação de um fundo, para financiar as ações, foram alguns destaques do encontro.

Outras medidas importantes no processo de construção do conselho receberam atenção especial, como por exemplo: a necessidade da participação da sociedade no grupo de trabalho, além de representantes do poder público; a definição da composição do conselho, para que não seja grande a ponto de inviabilizar as ações; e a possibilidade de flexibilidade dos encontros para que haja a participação totalitária dos membros nas assembleias.

“Foi bastante positivo, porque nós conseguimos focar no que é mais importante no processo de construção desses Conselhos”, contou a consultora da CNM e integrante do projeto, Rosangela Ribeiro. Ela reforça que alguns passos são fundamentais para viabilizar a atuação do grupo de trabalho e garantir o sucesso das ações. “É muito importante criar o Fundo, pois se o Município só cria o conselho, ele ficará sem recursos para desenvolver as ações”, sinalizou a consultora da CNM.

Exposição
A intenção, conforme contou Ribeiro, é auxiliar os 13 Municípios integrantes do projeto a criarem seus conselhos até abril de 2017, e assim constar na proposta orçamentária do Município algum recurso para iniciar as atividades. Nesse sentido, o assistente social de Cubatí (PB), Josinaldo Batista, fizeram exposição da experiência local com a implementação do conselho. Eles apontaram os desafios e as dificuldades enfrentadas no processo de instituição do grupo de trabalho.

Representantes de Baraúna, Barra de Santa Rosa, Cuité, Damião, Frei Martinho, Nova Floresta, Nova Palmeira, Sossego e Olivedos participaram da oficina, de gestores de Cubatí e de Picuí – que sediou a oficina. Ela foi parte das ações do Projeto de Integração Local para Reinserção Social do Usuário de Drogas (Reinserir) – promovido pela CNM, com apoio de Prefeituras paraibanas e financiado pela União Europeia.

Outras atividades
Ao final da oficina, novas atividades do Projeto foram encaminhadas e confirmadas nos municípios participantes. Como é o caso do I Fórum de Políticas Sobre Drogas que está confirmado para o dia 28 de julho, em Sossego; outro Fórum foi encaminhado e deve ser realizado em Olivedos, com data a ser confirmada, possivelmente 17 ou 18 de agosto; e uma oficina sobre a construção do Alcoólicos Anônimos (AA), agendada para o dia 9 de agosto, em Cubati.

(Fonte: CNM)