A proposta de implantação do Serviço de Inspeção Municipal Consorciado (Simc), da Associação dos Municípios do Médio São Francisco (AMMESF) deu mais um importante passo, na última sexta-feira (25/06). Com o apoio do Sebrae, da Codevasf, da Emater e do Idene, foi realizada uma reunião online, para a deliberação do planejamento e das ações necessárias para a consolidação do Simc na região.

O encontro virtual que foi aberto pelo presidente da AMMESF, Pedro Braga, contou também com a participação de secretários de agricultura dos municípios afiliados, de apicultores e do assessor político e de relações institucionais da AMMESF, Cláudio Semas. O presidente da Rede Nacional de Consórcios Públicos, Victor Borges, diretamente de Brasília também participou, respaldando a iniciativa do Simc e apontando quais são os passos para a constituição deste serviço na região.

O Simc, foi explanado e debatido pelas entidades e representantes dos segmentos envolvidos. Por meio do Sebrae, foram pontuados as questões técnicas e gerenciais importantes para o processo. “Com o Simc, poderemos facilitar a comercialização e circulação de produtos alimentícios de origem animal pelos produtores rurais. Isso poderá proporcionar o aumento dos índices de compras da agricultura familiar e contribuir para o desenvolvimento da economia local e a sustentabilidade financeira dos pequenos negócios rurais.” Destacou a analista técnica do Sebrae de Pirapora, Kátia Leite.

Dentre as ações propostas nessa reunião online, foi definido um grupo de trabalho gerenciado pela AMMESF e apoiado pelo Sebrae, Codevasf, Emater e Idene, para dar sequência aos trâmites administrativos e regulatórios do Simc. De acordo com Cláudio Semas, “o intuito é promover o desenvolvimento econômico regional, com a gestão associada dos municípios. Para isso, estamos mobilizando as instituições e buscando parcerias em Brasília e Belo Horizonte para a implantação do serviço de inspeção consorciado e assim, futuramente, avançarmos também para a inspeção vegetal”.

O Serviço de Inspeção Municipal Consorciado (Simc) da AMMESF visa ofertar o apoio e suporte aos produtores e comerciantes dos municípios consorciados, na melhoria da produção, no transporte e na venda de seus produtos, com benefícios, como a formalização de agroindústrias, agregação de valor ao produto local e em escala regional, acesso a mercados, geração de trabalho e renda, segurança alimentar e saúde.