Em defesa de melhorias na infraestrutura e da geração de riquezas para municípios associados, a Associação dos Municípios da Bacia do Médio São Francisco (AMMESF), representada por seu presidente Pedro Braga, esteve reunida com a diretoria da Caixa Econômica Federal (CEF), em Brasília, nas últimas semanas.

O encontro se deu após o ofício enviado pela AMMESF que solicita a instalação de agências da Caixa nos municípios abrangidos, o que atenderá uma população com mais de 360 mil pessoas. “Temos nos nossos 25 municípios apenas três agências e a maioria dessa população está na zona rural, o que causa muitas dificuldades de acesso às poucas agências em nossa região. Isso representa insegurança e sofrimento para quem precisa dos serviços. A Unidade da Caixa nestes municípios proporcionará também a assessoria técnica e gerencial em planejamento urbano, social e econômico, disponibilizando os seus recursos a serviço do desenvolvimento local. Assim teremos um melhor atendimento, mais confortável e economicamente viável.” Projetou o presidente da entidade, Pedro Braga.

De acordo com a diretoria da CEF, através do Programa de Fortalecimento da Gestão Urbana, a Caixa oferece apoio aos municípios no planejamento territorial e gestão urbana participativa. Na parceria com o Ministério das Cidades, o programa prevê auxílio técnico na implementação dos Planos Diretores Participativos em atendimento ao Estatuto das Cidades.

Além de ser responsável por 70% do crédito imobiliário do país, o banco também se destaca pelas políticas públicas, geridas pelo Governo Federal. Seja na transferência de recursos, ou como agente de crédito, a Caixa é também quem faz os repasses federais, como do seguro-desemprego, benefícios sociais e FGTS.