Cinco Conferências conjuntas de Direitos Humanos estão sendo realizadas entre os dias 24 e 29 de abril, em Brasília. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) informa que os eventos têm como finalidade a discussão de temas voltados para políticas públicas destinadas aos direitos humanos, às crianças e adolescentes, idosos, pessoas com deficiência e a Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros (LGBT).
As Conferências Conjuntas têm a participação de delegados escolhidos nas etapas das conferências municipais e estaduais, além de convidados e observadores. Eles estão abordando temas como Direitos Humanos para Todos: Democracia, Justiça e Igualdade; Política e Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes – Fortalecendo os Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente.
Também estão sendo abordados o Protagonismo e Empoderamento da Pessoa Idosa – Por um Brasil de Todas as Idades; os Desafios na Implementação da Política da Pessoa com Deficiência e a Transversalidade como Radicalidade dos Direitos Humanos. A CNM destaca que a realização das conferências são etapas importantes para o fortalecimento e a participação da sociedade brasileira na proposição, avaliação e monitoramento das políticas públicas.
A entidade entende que esse espaço de maior valor social é uma excelente oportunidade para aproximar a sociedade do exercício da cidadania e conscientizar sobre a importância das políticas públicas em todos as esferas, inclusive a municipal.
Os eventos que estão acontecendo neste período de 24 a 27 de abril são: a 12ª Conferência Nacional de Direitos Humanos, a 10ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, a 4ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, a 4ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência e a 3ª Conferência Nacional de Políticas Públicas de Direitos Humanos.
(Fonte: CNM)