A Confederação Nacional de Municípios (CNM) alerta e incentiva organizações da sociedade civil a participarem do Conselho de Projeto Áreas Marinhas e Costeiras Protegidas. As inscrições já estão abertas e podem garantir a participação de representantes da sociedade na atuação direta de preservação de ambientes costeiros.
Com a seleção de atores sociais para o projeto, a gestão de tais áreas fica descentralizada, uma vez que o conselho ficará responsável pelo aconselhamento político e estratégico das propostas.
As vagas são voltadas para Organizações Não-Governamentais (ONGs) inscritas no Cadastro Nacional de Entidades Ambientalistas que possuam objetivo, finalidade, histórico de atuação e planejamento de ações relacionadas à conservação de áreas costeiras e marinhas brasileiras.
O projeto
O Projeto Áreas Marinhas e Costeiras Protegidas é um projeto do Governo Federal, criado e implementado em parceria com instituições privadas e da sociedade civil, para promover a conservação da biodiversidade marinha e costeira.
O projeto busca apoiar a criação e implementação de um Sistema de Áreas Marinhas e Costeiras Protegidas no Brasil a fim de reduzir a perda de biodiversidade marinha e costeira. Este sistema integra diferentes categorias de unidades de conservação e outras áreas protegidas, sob diferentes estratégias de gestão.
Inscrição
As inscrições devem ser feitas por meio de preenchimento de formulário de cadastro e envio para o email [email protected].
(Fonte: Ministério do Meio Ambiente)