A Associação dos Municípios da Bacia do Médio São Francisco (Ammesf) engajada pelo desenvolvimento regional, sobretudo dos seus afiliados, tem se mobilizado por causas fundamentais, para este objetivo. Prova disso, é a união de forças com a Associação de Câmaras e Vereadores da Área Mineira da Sudene (Avams).
Nos últimos dias, em consonância com a Avams, o presidente da Ammesf, Pedro Braga, enviou ao governador Romeu Zema o ofício n.º14(2021), que solicita a pavimentação asfáltica do trecho de 110 km da rodovia MG-181, entre Brasilândia de Minas a BR-365, em Buritizeiro. No documento, são especificados para o governador os impactos que serão gerados com esta melhoria, beneficiando nove municípios: Brasilândia de Minas, Bonfinópolis, Chapada Gaúcha, Buritizeiro, Arinos, Unaí, Paracatu, João Pinheiro e Natalândia.
Dentre os argumentos para essa pavimentação asfáltica, o presidente Pedro Braga destacou o ganho logístico para a agricultura e os transportes de pacientes e alunos, com a redução de riscos de acidentes e a melhoria na qualidade de vida. “No Assentamento Santa Helena, a agricultura familiar está se fortalecendo cada vez mais. Outro potencial da região é a produção de soja, milho e feijão. Com o investimento nessa infraestrutura, o tempo e o custo com o transporte diminuirá, o que favorecerá mais oportunidades de geração de emprego e renda para todas essas cidades”. Ressaltou o presidente da Ammesf.
A Ammesf pleiteia mais investimentos nos trechos de estradas para o desenvolvimento regional, com base no Acordo Judicial entre o Governo do Estado e a empresa Vale SA. Conforme a determinação judicial, por meio de investimentos, deverá ser proporcionada a reparação aos municípios impactados com o rompimento das barragens. A Avams apresentou um requerimento detalhando as dificuldades geradas com a precariedade na malha rodoviária entre os municípios da área da Sudene.