O presidente da Associação dos Municípios da Bacia do Médio São Francisco (Ammesf), Pedro Braga, esteve reunido com o presidente da Associação Mineira dos Municípios (AMM), Julvan Lacerda, nos últimos dias, quando debateu pautas importantes para os municípios filiados à Ammesf.

Além das demandas municipais da região, os presidentes pautaram também sobre os recursos para a Saúde regional. Pedro Braga apurou junto à AMM sobre o acordo do Governo do Estado com o Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG) que pode garantir o pagamento dos recursos atrasados da área da saúde aos municípios.

O presidente da Ammesf destacou que, “caso esse recurso, em atraso, seja repassado aos municípios, será fundamental, para a contratação de profissionais, ampliação dos leitos clínicos e de UTI, como também na compra dos equipamentos, insumos, medicamentos, e materiais. Tudo isso agregará para mais estrutura da Saúde Pública em nossa região, para o enfrentamento da pandemia”. Pedro Braga ainda defendeu mais investimentos nas cidades-polo, como Pirapora, que têm atendido pacientes de outras macrorregiões do Estado.

Por sua vez, Julvan Lacerda informou que a AMM fará o levantamento do valor da dívida real da saúde com os municípios. “A quitação dos débitos poderá aliviar os caixas das prefeituras e garantir mais investimentos em um momento tão delicado para a área da saúde, que com a pandemia aumentou muito o custo operacional da máquina, em especial, na área da Saúde e sem decisão do gestor, pois veio de fora para dentro, e não volta mais. Este compromisso do governador, de construir um novo acordo, nos alegra muito, pois é a via por onde poderemos resolver: pela conciliação”. Salientou o presidente da AMM.