A Associação dos Municípios da Bacia do Médio São Francisco (AMMESF) sediou, no mês de julho, a reunião que contou com a participação de prefeitos e secretários para debater e deliberar sobre a implantação do Serviço Municipal de Inspeção na região, além de alinhamentos sobre a Regularização Fundiária Rural e Urbana (REURB), bem como do sistema de cadastramento da modalidade do Fundo de Arrendamento (FAR) nos novos moldes do Programa Minha Casa, Minha Vida.

O assessor político e de relações institucionais da AMMESF, Cláudio do Semas, representou o presidente Pedro Braga no encontro com representantes da CISMESF e demais autoridades. Uma das principais iniciativas da AMMESF, o Serviço Municipal de Inspeção foi destacado com a participação da médica veterinária Dra. Glécia Rocha, profissional contratada pela CISMESF que, em sua apresentação, promoveu mais esclarecimentos e conhecimento para mais eficiência nos procedimentos de implantação deste serviço.

“Foi mais um momento fundamental para continuarmos esse projeto, que desde 2021, a AMMESF propôs aos municípios da nossa região. Temos dado passos importantes para consolidar esse grande objetivo, que vai assegurar a gestão e a fiscalização dos produtos e processos de beneficiamentos originários no agronegócio no Vale do São Francisco”. Avaliou Cláudio Semas.

Através da participação do professor Gérson da Universidade Federal de Viçosa, o REURB foi destacado, com a apresentação das etapas e modalidades existentes, dentre outros aspectos. Na terceira última parte da reunião, o cadastramento de propostas do Programa Minha Casa, Minha Vida, modalidade Fundo de Arrendamento Residencial (FAR) Urbana, foi a pauta trabalhada.

Na última terça-feira (01/08), o sistema desse programa foi reaberto, para o cadastramento dos municípios. Segundo Cláudio Semas “os gestores precisam avaliar, minuciosamente, quais são as contrapartidas e obrigações dos municípios, fundamentado em um planejamento bem feito das demandas de moradias e famílias necessitadas, antes de efetuar o cadastramento”. Recomendou o assessor político e de relações institucionais da AMMESF.