Uma das importantes causas defendidas pela Associação dos Municípios da Bacia do Médio São Francisco (AMMESF), a Bacia Hidrográfica dos Rios Jequitaí/Pacuí (SF-6) terá a realização de uma etapa importante para o processo de criação do seu Programa de Monitoramento das Águas Subterrâneas. No dia 25 de janeiro, será promovida uma Consulta Pública, quando será apresentado o Relatório em Elaboração do Diagnóstico da Bacia e serão colhidas sugestões e contribuições da sociedade para a consolidação do Relatório final.

A iniciativa, do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) em conjunto com o Comitê da Bacia Hidrográfica dos Rios Jequitaí-Pacuí (CBH Jequitaí Pacuí), será no formato virtual, a partir das 14 horas. O link para acesso será divulgado nos próximos dias. Além de ter como público alvo os representantes de órgãos públicos, usuários de água, empresários, agricultores, pescadores, organizações não governamentais e instituições de ensino, a participação da população em geral será fundamental.

“Será um momento único para sabermos sobre a qualidade das águas, os riscos de poluição, as leis e regulamentações e o que está sendo pensado, que vai beneficiar as dezenas de municípios que integram esta bacia”, explicou o presidente da AMMESF, Pedro Braga, que lembrou ainda que esta bacia está dentro do território da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco.

Segundo a CBHSF, “este diagnóstico é a primeira etapa de uma série de estudos a serem realizados durante o processo de elaboração da Proposta de Enquadramento dos Corpos de Água Superficiais e Proposta Conceitual para a Implantação de um Programa de Monitoramento das Águas Subterrâneas na Bacia Hidrográfica dos Rios Jequitaí-Pacuí”. Ainda conforme o comitê, outras etapas serão cumpridas no decorrer do trabalho. São elas: Prognóstico, Proposição de Metas relativas às Alternativas de Enquadramento de Águas Superficiais, Programa de Efetivação do Enquadramento de Águas Superficiais e a Proposta Conceitual para a Implantação do Programa de Monitoramento das Águas Subterrâneas na Região do Alto São Francisco à jusante da UHE de Três Marias.

Municípios que compõem a Bacia Hidrográfica dos Rios Jequitaí-Pacuí: Bocaiúva, Brasília de Minas, Buenópolis, Buritizeiro, Campo Azul, Claro dos Poções, Coração de Jesus, Engenheiro Navarro, Francisco Dumont, Ibiá, Icaraí de Minas, Jequitaí, Joaquim Felício, Lagoa dos Patos, Lassance, Luislândia, Mirabela, Montes Claros, Pirapora, Ponto Chique, São Francisco, São Gonçalo do Abaeté, São João da Lagoa, São João do Pacuí, Três Marias, Ubaí e Várzea da Palma.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *