Na próxima sexta-feira (02/12), será encerrado o período para o preenchimento do Censo Suas, por parte dos municípios. Portanto, a Associação dos Municípios da Bacia do Médio São Francisco (AMMESF) destaca a importância dos prefeitos ou secretários, de assistência social, de observarem o cumprimento deste prazo, para a garantia dos repasses e subsídios correlacionados.

Vale ressaltar que, o Censo Suas é realizado anualmente pelo Ministério da Cidadania e permite o monitoramento quantitativo de serviços, programas e projetos que são realizados no âmbito das unidades públicas de assistência social, entidades e organizações, subsidiando assim atuação dos Conselhos de Assistência Social e auxiliando na construção e manutenção de indicadores de monitoramento e avaliação.

Sendo assim, em caso de descumprimento do Censo Suas, o município está sujeito a  penalidades graves, dentre elas a interrupção do repasse dos recursos federais, o que causa o impacto direto na continuidade da execução dos serviços socioassistenciais.

“Os gestores e suas equipes devem estar atentos ao Censo Suas, por que os indicadores deste levantamento vão fundamentar os mecanismos de planejamento na gestão municipal, como o Plano Plurianual, o Plano Municipal de Assistência Social e Plano de Ação de Assistência Social”. Frisou o presidente da AMMESF, Pedro Braga, prefeito de Buritizeiro.