Nesta quarta-feira (30/08), na paralisação das prefeituras da região, a Associação dos Municípios da Bacia do Médio São Francisco (AMMESF) foi um importante mecanismo na articulação entre os gestores. Através do seu presidente Pedro Braga (prefeito de Buritizeiro), a AMMESF ofereceu suporte jurídico e administrativo para o protesto municipalista contra a queda do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

Sendo assim, após a divulgação dos respectivos decretos dos municípios filiados, a AMMESF também veiculou um vídeo, nas redes sociais, com a participação dos prefeitos de Buritizeiro, Pirapora, Lassance, Ponto Chique, Várzea da Palma e Santa Fé de Minas. No conteúdo, os gestores manifestaram a insatisfação com a atual situação de repasse do recurso e demonstraram a união municipalista da região. Os participantes do vídeo oficializaram a adesão da campanha nacional “SEM FPM NÃO DÁ”, que também teve a adesão do CISMESF.

Vale ressaltar que, a queda de mais de 30% no FPM tem representado muitas dificuldades financeiras para as prefeituras do Norte do Estado, desde o mês de julho. Ainda sem nenhuma resposta do Governo Federal, essa redução drástica, nos próximos meses, pode se tornar uma “bola de neve” para os cofres públicos municipais.

Na Mobilização Municipalista, nos dias 15 e 16 de agosto em Brasília (DF), o presidente da AMMESF reportou essas dificuldades geradas nas reuniões e plenárias com líderes políticos, senadores e deputados. “A grande maioria das cidades têm o FPM como principal fonte de arrecadação. Se nos próximos meses essa redução for mantida, os cortes de investimentos e custos, que já foram iniciados, deverão se intensificar e causará um caos financeiro e social para as cidades”. Revelou Pedro Braga.