Um dia histórico para a Educação Pública Regional. Assim pode ser definido o que foi o 1º Encontro Regional dos Gestores Municipais da Educação da Bacia do Rio São Francisco, realizado pela AMMESF na última terça-feira (20/06), no Centro de Convenções de Pirapora, que foi prestigiado por centenas de pessoas, dentre elas, gestores, secretários de educação, técnicos, assessores e profissionais diversos do segmento educacional.

“Quando ainda era candidato, vi a grande carência que a Educação Pública Municipal, nas cidades da nossa região, que impossibilita melhores oportunidades para os nossos alunos buscarem um futuro melhor. E ao propormos esse evento, a AMMESF quer estimular a união entre os municípios para elevar a qualidade do ensino e formação dos nossos cidadãos, agregando e compartilhando conhecimentos e fomentando ações para consolidar uma educação com melhores condições e dignidade para os milhares de alunos do Médio São Francisco”. Discursou o presidente da AMMESF, Pedro Braga (prefeito de Buritizeiro) ao abrir o evento.

Com a parceria do Governo de Minas, via Secretaria de Estado de Educação (SEDUC), o encontro teve como tema central: “Estado e Municípios atuando de forma colaborativa no processo de desenvolvimento educacional”. Durante todo o dia, foram ministradas palestras e provocados debates e rodas de conversa com abordagens sobre os aspectos necessários para o desenvolvimento educacional, materiais de apoio pedagógico e a condução do serviço de inspeção escolar, além de questões relacionadas à gestão educacional e esclarecimentos sobre legislações referentes. Ao acompanharem o dia de programação diversa, os participantes ainda foram surpreendidos com o sorteio de prêmios e brindes.

Na estrutura preparada, as secretarias de Educação dos municípios participantes tiveram a oportunidade de explorar o espaço concedido pela AMMESF, com stands e expositores para os materiais didáticos, uniformes e mobiliários, frutos dos investimentos das gestões locais. Nesse mesmo contexto, os participantes e visitantes também tiveram a oportunidade de conhecer os novos produtos e serviços de empresas especializadas, que são referência no país.