AMMESF realiza eleições da diretoria 2017

 

A eleição da Associação de Municípios da Bacia do Médio São Francisco (AMMESF) aconteceu na última segunda-feira dia 16/01 na sede da instituição em Pirapora. Não houve disputa, o que manteve a tradição da Instituição em escolher uma agremiação por consenso e unanimidade.

Foram eleitos para composição da diretoria 2017 da AMMESF os seguintes Prefeitos (as) Presidente: Lagoa dos Patos, José Raul Reis; Vice-presidente: Ponto Chique, José Geraldo Alves de Almeida; 2º Vice-presidente: Edson Aparecido Freire Santos, Santa Fé de Minas; 1ª Secretária: Marcella Machado Ribas Fonseca, Pirapora; 2º Secretário: Edson Rodrigues Suzart Júnior, Luislândia; 1º Tesoureiro: Marco Antônio Andrade, Ubaí; 2º Tesoureiro: Joaquim Isidoro de Oliveira, Jequitaí; Conselho Fiscal Efetivo: José Geraldo Dias, Engenheiro Navarro; Carlos Alberto Mota Dias, São João da Lagoa e Eduardo Rabelo Fonseca, Francisco Dumont; Conselho Fiscal Suplente: Norberto Marcelino de Oliveira Neto, Claro dos Poções; Larravardierie Batista Cordeiro, Ibiaí e Robson Mota Dias, Coração de Jesus.

Prefeitos da AMMESF

O presidente em exercício que presidiu a cerimônia, Hércules Vandy Durães da Fonseca, que atuou como Prefeito do município de Lagoa dos Patos por dois mandados consecutivos (2009- 2012 e 2013 -2016) agradeceu a confiança por também de tido a oportunidade de atuar como Presidente da AMMESF por dois mandatos e disse que o trabalho em defesa do municipalismo é de extrema importância, sobretudo para os pequenos municípios. “De forma isolada, pouco somos ouvidos pelos Governos Estadual e Federal, mas juntos somos mais fortes, Por isso aconselho hoje como amigo, que se mantenham unidos, pois os desafios são muitos e os recursos limitados. Mas com coragem e determinação é possível melhorar a vida dos habitantes dos nossos municípios e deixar um legado além da prestação dos serviços públicos essenciais. Juntos vocês podem alçar voos maiores como obras estruturantes como, por exemplo, o sonhado projeto Jequitaí. Desejo aos amigos Prefeitos (as) sucesso na caminhada”, complementou.

O Presidente eleito, José Raul Reis, “agradeceu o convite e afirmou que vai continuar as lutas e bandeiras empreendidas pela AMMESF e que a busca pelo desenvolvimento por meio de políticas públicas em favor da região e, sobretudo, dos municípios do Médio São Francisco serão marcas persistentes em sua gestão. O presidente eleito salientou ainda, que a atuação da diretoria vai continuar em defesa do diálogo, união e parceria com as demais instituições representativas de municípios como a Confederação Nacional de Municípios (CNM), Associação Mineira de Municípios (AMM), Associação de Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS), Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede Urgência do Norte de Minas (Cisrun), demais Consórcios Públicos regionais, e outros órgãos e agentes que trabalham pela diminuição das desigualdades do Norte de Minas em relação a outras regiões do Estado e do pais. Ao final, pediu a efetiva participação de toda a diretoria e parafraseando seu sucessor, disse juntos somos mais forte, por isso, desejo caminharmos na mesma direção”, concluiu o novo presidente da AMMESF.

 

Na oportunidade foi apresentado, pelo representante contábil da AMMESF, Ivan Fonseca o relatório de atividades e a prestação de contas referente ao ano de 2016 e apresentado para apreciação do orçamento para o exercício financeiro 2017 da Instituição que foi aprovado também por unanimidade.

Presentes também no encontro, os representantes da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF)  que na pessoa do Superintendente Regional de Minas Gerias, Rodrigo Rodrigues explicou da importância da Autarquia para o desenvolvimento social através do fomento hídrico e da parceria com o município. “ A participação dos Prefeitos e dos Deputados da região é primordial, já conseguimos aumentar em 6 milhões as emendas para o exercício de 2017. Há uma boa expectativa de retorno do empreendimento dos barramentos do Jequitaí I e II ainda nesse semestre”, explicou.

Outra convidada notória foi a representante do Comitê Federal da Bacia do São Francisco, Sônia Fridama, que explicou sobre a Deliberação CBHSF Nº 88, de 10 de dezembro de 2015 que aprovou o Plano de Aplicação Plurianual – PAP dos recursos da cobrança pelo uso de recursos hídricos na bacia hidrográfica do rio São Francisco, referente ao período 2016 a 2018. “Em breve será aberto o edital para que os municípios que compõem a Bacia do São Francisco e que ainda não possuem seus Planos Municipais de Saneamento Básico (PMSB), prontos e aprovados, se inscreverem, na oportunidade de abertura do edital, que será informado ao Secretário Executivo da AMMESF, Adelson Toledo de Almeida, que também é membro do Comitê Federal, para viabilização dos PMSB de forma gratuita, sem contrapartida da prefeitura”, destacou.

Lembrando que o prazo para os municípios aprovarem seus PMSB, pelo Decreto 8.629/2015 é até 31 de dezembro de 2017 e que a inexistência do documento impede que o município receba recursos na área de Saneamento, que são: Abastecimento de Àgua, Esgotamento Sanitário, Drenagem de Águas Pluviais e Resíduos Sólidos.

Por fim, o Secretário Executivo da AMMESF, Adelson Toledo de Almeida, falou das atividades desenvolvidas e das bandeiras de atuação da Instituição que são resumidamente; revitalização e reativação da hidrovia  do Rio São Francisco, como alavanca para importantes projetos de desenvolvimento regional.  Regularização e revisão dos recursos do transporte escolar, mais recursos para a saúde e educação e a luta para um teto do Fundo de participação dos Municípios, dentre outras.