A Associação dos Municípios da Bacia do Médio São Francisco (AMMESF) confirmou junto à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (SEDESE), entre os meses de março e junho deste ano, será promovido o ciclo de capacitações presenciais do Sistema de Benefícios ao Cidadão (Sibec). O intuito é ampliar o conhecimento dos servidores municipais sobre o Sistema e aprimorar a gestão do Programa Bolsa Família nos municípios.

Ao todo, 18 turmas foram abertas e serão capacitadas, presencialmente, em Belo Horizonte, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e com a Caixa Econômica Federal. A capacitação é direcionada a operadores ativos do Sibec dos municípios mineiros e que ainda não tenham participado de capacitação similar em anos anteriores.

Os interessados devem preencher o formulário, por meio do link: (INSCREVA-SE AQUI), para realizar sua pré-inscrição. A confirmação da inscrição será feita por e-mail. A pré-inscrição não garante a vaga, visto que será analisado o perfil do usuário e aplicados critérios para seleção dos municípios e fechamento das turmas. Orienta-se que apenas após confirmação da inscrição por e-mail, as passagens e diárias sejam providenciadas.

As despesas com a capacitação podem ser custeadas pelos recursos do Índice de Gestão Descentralizada do Programa Bolsa Família (IGD-PBF) e pelo Programa de Fortalecimento Emergencial do Atendimento do Cadastro Único no Sistema Único da Assistência Social (Procad-Suas).

O Sibec é uma ferramenta que permite a administração dos benefícios do Programa Bolsa Família. Nele, são realizados bloqueios, desbloqueios, cancelamentos, suspensões e reversões de cancelamento e de suspensão nos benefícios das famílias atendidas, além de consultas e extração de arquivos, como relatórios gerenciais, calendário operacional e pagamentos dos programas sociais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *