Dezenas de gestores, secretários, vereadores e agentes políticos do Norte de Minas participaram do encontro dos prefeitos “AMM nas Micros”, na manhã da última terça-feira (19/09), em Montes Claros. O evento, que foi mobilizado através da parceria da Associação dos Municípios da Bacia do Médio São Francisco (AMMESF) com a AMAMS, Codanorte, CIMAMS, União da Serra Geral e Cisrum, foi desenvolvido no auditório AMAMS e contou a presença do presidente da Associação Mineira dos Municípios (AMM), Dr. Marcos Vinicius e com a participação do presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) Paulo Ziulkoski.

Preparado pela AMM, a reunião entre autoridades e representantes de cidades da região teve como pautas centrais a delicada situação financeira dos municípios, provocada pela queda do FPM, e o pagamento do piso da enfermagem, além da realização de palestras. Em sua participação inicial, Dr. Marcos Vinícius reconheceu o difícil contexto das gestões municipais: “Gostaríamos de estar aqui para discutirmos desenvolvimento e mais oportunidades, porém, infelizmente, o agravamento da situação dos municípios, nos obriga a mobilizarmos cada vez mais contra essa imposição das esferas federal e estadual”. Ressaltou o presidente da AMM.

O presidente da AMMESF, Pedro Braga, foi uma das autoridades convidadas para compor a mesa de honra e, com um discurso contundente, pontuou as causas dos problemas financeiros das prefeituras e propôs a todos os presentes mais resolutividade para mudar esta condição. “Os municípios estão sendo esquecidos pelo Governo Federal. Sabemos o quanto os gastos desnecessários na esfera federal são proporcionais ao agravamento da escassez de recursos que causam tantos impactos para nas administrações municipais. Estamos acompanhando os investimentos que vêm sendo feitos em programas e demais pacotes e assim o dinheiro tem deixado de vir para a população nas cidades. Precisamos de resolutividade e soluções sustentáveis e eficientes para neutralizar o empobrecimento dos municípios”.

Em sua participação virtual, o presidente da CNM convocou todos para a próxima Mobilização Municipalista, em Brasília (DF) nos dias 03 e 04 de outubro. “Mais uma vez, vamos oportunizar a busca de soluções para essa grave crise financeira e propormos novas medidas, como uma nova contagem populacional, em 2025. Será outra grande oportunidade para os próprios prefeitos levarem essa pauta para os gabinetes dos deputados e dos senadores, que serão aliados indispensáveis nessa luta”. Reforçou Paulo Ziulkoski.