A atuação incisiva da Associação dos Municípios da Bacia do Médio São Francisco (AMMESF) resultou em mais uma importante solução de um problema antigo que gerava transtornos e prejuízos para a população e empreendimentos de Pirapora, Buritizeiro e demais localidades em torno destes municípios. Está em execução o recapeamento asfáltico da BR-365, no trecho de mais de 20 km, entre estas duas cidades.

O trabalho de recuperação desta parte da rodovia, segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), pelas condições precárias encontradas, compreende a retirada da capa asfáltica antiga, o nivelamento da extensão da estrada e a introdução do novo asfalto. A previsão é que, até a primeira semana do mês de maio, esta etapa das obras seja concluída, alcançando o trevo principal de Pirapora (próximo ao galpão de Atacado e Varejo do BH).

Desde 2021, quando assumiu a presidência da AMMESF, Pedro Braga (prefeito de Buritizeiro) definiu como uma das suas principais metas, promover melhorias na infraestrutura das estradas da região, para alavancar o desenvolvimento da indústria e do agronegócio. Em abril de 2022, acompanhado do deputado estadual Gil Pereira, Pedro Braga esteve nas sedes do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) e do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), onde pleiteou a pavimentação asfáltica da MG-161 e a realização de manutenção e melhorias na BR-365 e na ponte Antônio Pimenta, que liga Pirapora a Buritizeiro (ponte nova), a qual apresentava buracos e fendas naquela época, que comprometiam a segurança na travessia sobre o Rio São Francisco.

Para Pedro Braga, este momento era muito aguardado, especialmente para os moradores de Pirapora e Buritizeiro que passam por este trecho todos os dias. “É mais uma luta vencida que comprova que estamos no caminho certo na defesa pelos municípios da região. Quero agradecer, mais uma vez, o companheiro Gil Pereira, que foi muito importante nas tratativas com o DNIT, para priorizar essas obras neste trecho. Pedimos a todos um pouco de paciência nesse processo de pare e siga que foi adotado nos últimos dias, sabendo que este benefício vai representar mais segurança e conforto para todos, além de contribuir no desenvolvimento dos vários segmentos econômicos, desde o agronegócio à prestação de serviços.” Projetou o presidente da AMMESF.