A Associação dos Municípios da Bacia do Médio São Francisco (AMMESF), em interface direta com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese-MG), destaca que até o dia 22 de julho, estão abertas as inscrições para o Curso Foco MG – Fortalecimento dos Conselhos e Fundos Municipais da Pessoa Idosa em Minas Gerais. Com 2.500 vagas, A capacitação em formato online é indicada para agentes públicos estaduais e municipais, estudantes universitários e sociedade civil como um todo.

As inscrições poderão ser feitas via portal da SER-DH, (faça a sua inscrição por aqui). Segundo a Sedese, o curso começa no dia 28/7, com carga horária de 60 horas, e aborda os temas: Bases Constitucionais e Normativas para o Fortalecimento dos Conselhos de Direitos à Pessoa Idosa; As Políticas e a Rede de Proteção à Pessoa Idosa; Composição, Organização e Planejamento; Atuação dos Conselhos Municipais de Direitos da Pessoa Idosa; Fundos de Direitos do Idoso. Terá direito ao certificado o aluno deverá obter média de pelo menos 60% de aproveitamento em cada módulo do curso.

“O Fundo Municipal da Pessoa Idosa é uma ferramenta que assegura os direitos sociais e a autonomia das políticas públicas deste público, que é acompanhado pelo Conselho Municipal, que tem a oportunidade de debater, cobrar transparência e a execução das ações. Portanto, essa capacitação é muito pertinente não só para conselheiros e profissionais envolvidos, como também para a população em geral ter o conhecimento de como é conduzido esse processo”. Explica Pedro Braga, presidente da AMMESF.