A Confederação Nacional de Municípios (CNM) convida os gestores brasileiros a participarem do Thermal Convertion Solutions (TCS) Brasil’16. O evento irá reunir diversos especialistas da área para apresentar propostas de soluções tecnológicas sustentáveis ao setor energético do País. Ele será realizado em Foz do Iguaçu, no Paraná, entre os dias 1.º e 3 de junho. As inscrições já estão abertas.

O enfoque será a sustentabilidade e, em especial, a adequação dos Municípios brasileiros à Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). O tema preocupa muitos gestores, uma vez que o prazo para eliminação dos lixões foi mantido. Como a CNM tem alertado ao longo dos últimos meses, os pequenos Municípios – maioria no Brasil – enfrentam problemas como a falta de recursos e apoio técnico, o que torna o cumprimento da PNRS missão quase impossível.

A entidade compreende a urgência do tema e, por isso, defende prazos diferentes para adequação das cidades de acordo com seu porte. Somente em 2014, foram produzidos 78,6 milhões de toneladas de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) no Brasil. Uma das soluções para lidar com o problema seria a produção de energia limpa a partir dos RSU.

Como explica o CEO do Instituto de Tecnologia Aplicada e Qualificação (ITAQ), Everson Talgatti, esses resíduos poderiam ser transformados em gases, por meio de um processo chamado de gaseificação. A quantidade de energia obtida seria o bastante para abastecer mensalmente 20 milhões de residências.

“Essa mudança garantirá tanto uma produção limpa de energia como a tão sonhada descentralização da matriz energética. Não dependeremos somente da geração hidráulica para abastecer o País”, justifica Talgatti.

Discussões como essa irão permear a conferência, que também promete fazer uma reflexão sobre os principais desafios do Brasil na área de RSU e energia. A programação será composta de um conjunto de paineis temáticos sobre: os aspectos políticos, sociais e econômicos da política ambiental vigente, a inclusão social e geração de renda para os catadores de materiais recicláveis, bem como as tecnologias aplicáveis na conversão térmica e biogás.

Sobre a TCS Brasil’16

Organizada pelo Instituto de Tecnologia Aplicada e Qualificação (Itaq) e pelo Gasification Technologies Council, sediado no Colorado (EUA), a conferência tem como objetivo principal criar uma agenda proativa de debate sobre os temas de resíduos sólidos e energia.

Assim, o tanto o poder público, representado pelos seus órgãos e instituições, como organizações focadas na solução de problemas socioambientais terão espaço para propor alternativas de melhor utilização de resíduos sólidos urbanos.

Mais informações e inscrições aqui

(Fonte: CNM)