Ammesf

Fórum Iluminação Pública: mesa redonda discute soluções para financiamento de projetos

O segundo dia do Fórum Modelos de Negócios para Eficiência Energética em Iluminação Pública, realizado em São Paulo/SP, nos dias 1º e 2 de junho, foi marcado pelo compartilhamento de cases de sucesso. Na “Mesa Redonda para Cidades”, moderada pelo secretário-executivo da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Gilberto Perre, gestores municipais debateram questões relativas aos desafios e soluções no processo de estruturação e financiamento de projetos de iluminação pública.

“Os Consórcios Públicos Multifinalitários são um arranjo que permite aos municípios abordarem a iluminação pública em uma estrutura já estabelecida para cooperação, resolvendo problemas de escala do serviço”, declarou Gilberto Perre, na ocasião. O secretário-executivo da FNP destacou também que, assim como o Banco Mundial empreendeu um estudo para sugerir modelos de negócios mais adequados aos diversos perfis de municípios, é oportuno fazer o mesmo esforço para os municípios populosos com baixa receita e alta vulnerabilidade socioeconômica (g100).Baixe aqui o estudo do Banco Mundial.

Além de participar de discussões, os gestores, que representaram 12 municípios, entre eles seis do g100, assistiram a apresentação da secretária de planejamento de Caraguatatuba/SP e presidente do Conselho Gestor da PPP, Flávia Oliveira Silva, e do diretor de Parcerias Público-Privadas e Concessões da SP Negócios, Fernando Pieroni. Os convidados expuseram a experiência dos municípios em áreas como a atualização da Contribuição para o Custeio dos Serviços de Iluminação Pública (COSIP), PPP’s, modernização do parque com instalação de lâmpadas de LED e formação de Consórcios Públicos, entre outros.
Após as discussões e apresentações da mesa redonda, o Banco Mundial divulgou uma ferramenta que está sendo desenvolvida para que os municípios possam fazer projeções e dimensionar projetos de modernização do parque de iluminação pública. A ferramenta ainda está em fase de testes e deve ser disponibilizada em breve para uso dos municípios no Brasil.

(Fonte: Frente Nacional de Prefeitos)