Encerrado o prazo de convocação para a realização da etapa local da 6ª Conferência das Cidades, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) informa que mais de mil Municípios devem participar desta fase. A Conferência terá como tema A função social da cidade e da propriedade e lema Cidades inclusivas, participativas e socialmente justas. Os Municípios precisam realizar a etapa local até o dia 5 de julho, conforme determina o Regimento Nacional do Conselho das Cidades.

A CNM esclarece que as conferências têm como finalidade mobilizar a sociedade para a definição de metas e planos de ação que auxiliem no enfrentamento dos problemas existentes nas cidades brasileiras. Também visam propiciar a participação popular nessas causas baseada em gestão democrática em relação às políticas urbanas.

Diante disso, a CNM entende que as Conferências são espaços democráticos que fortalecem o debate com os diversos segmentos da sociedade. Entre eles, estão o Poder Público, o empresariado, a sociedade civil e os movimentos sociais. Dessa forma, o posicionamento da entidade é no sentido de que é importante a participação dos gestores municipais. Para auxiliar os gestores, a Confederação coloca a sua área de Planejamento Territorial para mais esclarecimentos.

Clique aqui para ler o material preparado pela CNM sobre a 6ª Conferência Nacional das Cidades. Acesse o site da 6ª Conferência Nacional das Cidades.

(Fonte: CNM)