O prefeito de Pirapora, Léo Silveira participou nesta terça feira, (26), de uma reunião com vários prefeitos na Associação dos Municípios da Bacia do Médio São Francisco (AMMESF), para juntos definirem as demandas de cada Município que serão apresentadas no Fórum Microrregional de Desenvolvimento, que será realizado no dia 29, sexta-feira, em Lagoa dos Patos.

O coordenador do micro território de Pirapora, o prefeito de Lagoa dos Patos, Hércules Vandy Durães da Fonseca explicou a importância desse levantamento para o Governo de Minas. “A Secretaria Executiva do Território Norte solicitou a cada município, por meio de ofício, que levantássemos as principais necessidades de investimento, ou seja, as questões de maior relevância dentro de cada micro território, somente as prioridades, como as áreas de saúde, educação e infraestrutura. São ações estruturadoras que irá beneficiar o território como um todo e um maior número de pessoas”, relatou. O prefeito de Ponto Chique, Geraldo Magela Flávio Rabelo informou que a questão da água é um dos problemas que mais preocupa a região, “a nossa prioridade é a água, os rios Gameleira e Jequitái estão praticamente secos, abrimos recentemente um poço de 150 metros e não tem água. Precisamos resolver essa questão com urgência, pois os rios estão secando. O prefeito afirmou que a barragem de São Gregório seria uma grade solução”, alertou o prefeito.

O prefeito de Pirapora, Léo Silveira, salientou que a questão dos recursos hídricos é do interesse de todos os municípios, “para resolvermos essa questão precisamos da construção de barragens de médio porte, que irá gerar uma perspectiva positiva para o homem do campo, pois amplia a sua capacidade de investimento, beneficiando a produção agrícola desenvolvendo os municípios, gerando exportação, emprego e renda. A barragem do Formoso será muito importante para nossa região”, destacou Léo.

O prefeito de Buritizeiro, Luizinho Carneiro ressaltou que a água é uma das prioridades, mas a segurança é outro problema. “Em relação às demandas que vamos entregar ao Governo, em Buritizeiro, precisamos melhorar a questão da segurança”. A respeito da água, além das barragens de médio porte, gostaria que fossem incluídos também  tubulações e poços artesianos, acrescentou.

O vice-prefeito de Várzea da Palma, Geraldo Nunes (Geraldinho da Covans), que esteve representando o prefeito Eduardo Monteiro informou que já enviou ofício ao Secretário Adjunto de Defesa sobre a questão da segurança, porém, Vandy explicou que cada município deveria definir todas as demandas prioritárias, como a segurança, saúde e outras para levar para o Fórum Microrregional de Desenvolvimento, além de enviar para o Secretário Executivo do Território Norte, Sued Parrela Botelho.

Durante a reunião foram definidas pelos prefeitos as demandas mais urgentes que são ações estruturadoras prioritárias que irão beneficiar o território como um todo, ou seja, os nove municípios que compõe a AMMESF que são: a questão da água e a abertura das rodovias: a Transfranciscana e a Rodovia: LMG674, incluindo Cachoeira do Manteiga até Santa Fé.

Além dos prefeitos citados, participaram da reunião o prefeito de Ibiaí, Larravardierie Batista Cordeiro e de Ponto Chique, Geraldo Magela.

(Fonte: Prefeitura de Pirapora, Kelly Cristina)

pirapora