Para pleitear maiores investimentos na infraestrutura energética e mais agilidade no plano de expansão da CEMIG, no atendimento dos municípios da região, o presidente da Associação dos Municípios da Bacia do Médio São Francisco (AMMESF), Pedro Braga, participou da Audiência Pública em Belo Horizonte, no dia 17 de maio. A reunião, dirigida pelo deputado estadual Gil Pereira, contou também com a participação de dezenas de dirigentes de entidades de classe, empresas e agentes integradores, além dos representantes da concessionária mineira de energia.

Dentre os principais tópicos abordados no encontro, a Geração Distribuída (GD), que é um interesse prioritário das empresas que instalam sistemas de micro e minigeração solar, foi pautada. Segundo presidente da Comissão de Minas e Energia, da ALMG, “a agilidade na liberação dessas novas ligações à rede elétrica, a partir de pequenas usinas de placas solares instaladas em telhados e terrenos, é fundamental à manutenção e ampliação dos milhares de empregos e renda gerados por centenas destas empresas em MG”. Argumentou Gil Pereira.

Outros pontos debatidos, com os dirigentes da CEMIG, são as dificuldades enfrentadas pelos municípios, por causa do déficit de energia. Em seu discurso na tribuna, Pedro Braga citou como exemplo os municípios filiados à AMMESF, que dependem de subestações para garantir mais oportunidades e competitividade de suas cadeias produtivas, como o agronegócio e o setor industrial.

Com a parceria do nosso deputado Gil Pereira, que vem fazendo um trabalho, há muitos anos, para a evolução na geração e acesso à energia, estamos buscando soluções para a nossa região do médio São Francisco, que tanto sofre com a falta e a demanda reprimida de energia. Com toda essa articulação junto à Cemig, entidades e demais classes, vamos resolver juntos essa questão e atender os anseios dos municípios que tanto dependem da energia para alavancar o desenvolvimento socioeconômico”. Avaliou Pedro Braga.

Participaram também desta Audiência Pública, o presidente da Fiemg, Flávio Roscoe; o vice-presidente da Faemg, Weber de Andrade; o diretor do Departamento Regulatório da Absolar, Carlos Dornellas; o presidente da ABGD, Guilherme Chrispim; o presidente do Sebrae MG e da CDL BH, Marcelo de Souza e Silva; o diretor da ABGD Minas, Walter Abreu; o diretor da Cemig Distribuição, Marney Antunes; e os representantes da Invest Minas, OAB MG, CCEE, do Crea MG e do MSL.