A Associação dos Municípios da Bacia do Médio São Francisco (AMMESF) com todo o seu trabalho, serviços prestados e mobilizações em virtude da causa municipalista e pelo desenvolvimento da região que representa, tem se tornado referência em Minas Gerais. E o seu processo de reestruturação, organização administrativa, funcionamento e interface com os municípios filiados foram objetos de estudo da Associação dos Municípios da Microrregião da Zona da Mata Norte (AMMAN), em Viçosa, nos últimos dias.

O presidente da AMMESF, Pedro Braga, foi convidado pela direção da entidade para apresentar a transformação e os avanços conquistados pela AMMESF, desde o início da sua primeira gestão, em janeiro de 2021. “Quando assumimos, nos deparamos com um órgão com graves problemas financeiros, devido à baixíssima adesão dos municípios, e com uma sede comprometida estruturalmente, dentre outras situações no diagnóstico que fizemos”. Explicou o presidente na abertura da reunião, com gestores municipais da região da Zona da Mata.

“Foi necessário elaborarmos um planejamento, que tinha como prioridade valorizarmos os três ou quatro municípios afiliados e oferecermos serviços, suporte técnico e a estrutura ideal para captarmos novos afiliados”. Revelou Pedro Braga, que ainda citou outro aspecto que trouxe muitos benefícios para a entidade e os municípios: a articulação política com o Governo Estadual e Federal.

De 2021 a 2023, a AMMESF tem ampliado sua carteira de serviços para os gestores públicos, disponibilizando equipamentos e maquinários, gestão associada de serviços públicos, fornecimento de assistência técnica, extensão, treinamentos e, especialmente, licitações para aquisição de bens e serviços. Esses processos licitatórios contribuem na redução da burocracia e na padronização dos procedimentos, que com as aquisições em grande escala, reduzem os custos unitários e geram economia de recursos para as cidades afiliadas, que optam em aderir às atas.

De acordo com a diretoria da AMMAN, a qual está em processo de reestruturação e retomada da sua atuação, a AMMESF é um dos casos de sucesso que se despontaram nos últimos anos em Minas Gerais e, por toda a sua representatividade, será uma das principais parceiras da entidade nesse resgate, com a realização de intercâmbios de profissionais e o compartilhamento de processos e procedimentos.